Postagem
Artes

Impressionismo

O impressionismo foi um movimento que surgiu na pintura francesa do século XIX, vivia-se nesse momento a chamada Belle Époque ou Bela Época em português. O nome do movimento é derivado da obra “Impressão: nascer do sol” (1872), de Claude Monet.

Começou com um grupo de jovens pintores que rompeu com as regras da pintura vigentes até então. Os autores impressionistas não mais se preocupavam com os preceitos do realismo e/ou da academia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.

O movimento do impressionismo veio após Claude Monet criar um de seus primeiros quadros, sendo ele o “Impressão, nascer do sol”. Tal quadro foi usado como crítica ao criado pelo escritor e pintor Louis Leroy.

Um dos principais nomes que o impressionismo criou foi o de PierreAuguste Renoir, que dividiu o posto com Claude Monet, Berthe Morisot e Edgar Degas.

Vasos de Crisântemos – Pierre-Auguste Renoir
With a Bouquet of Violets – Berthe Morisot
Dançarina com Buque de Flores – Edgar Degas


Posted by on 29 de junho de 2020